IR 2024 – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


 

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2024

 

 

PRAZO LIMITE PARA ENTREGA:  31/05/2024

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

DESPESAS DEDUTÍVEIS 

    • Planos de Saúde (Titular e Dependentes) Enviar Informe anual de pagamentos individualizados por dependente/CPF Este documento deverá ser solicitado a operadora do plano de saúde ou emitido via Internet;
    • Despesas Médicas (Titular e Dependentes) Enviar recibos e notas fiscais de todas as despesas médicas pagas durante o ano;
    • Planos de Previdência Privada Enviar Informe anual com os pagamentos efetuados e os saldos existentes – Este documento deverá ser solicitado a seguradora, ou emitido via Internet;
    • Pensão alimentícia homologada judicialmenteEnviar os valores pagos a cada dependente/alimentando, juntamente com cópia da sentença judicial homologada;
    • Despesas com Educação (Titular e Dependentes) Informe anual de despesas realizadas com educação do titular e seus dependentes com Escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Faculdades – Este documento deve ser solicitado a instituição de ensino;
    • Honorários Advocatícios pagos sobre causas com ganho de rendimento tributável Enviar notas fiscais e/ou recibos que comprovem o pagamento de honorários advocatícios sobre processos que geraram ganhos tributáveis. Exemplo: Indenizações de processos trabalhistas;

 

 RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA E/OU PESSOAS FÍSICAS 

    • Salários – Enviar os informes de rendimentos de cada empresa em que você esteve empregado com carteira assinada (Contrato CLT) ao longo de 2023. Este documento deve ser obtido junto a empresa onde trabalhou;
    • Renda com Aluguéis – Informe de rendimentos anuais, contendo os valores recebidos a título de aluguéis. Este documento deve ser solicitado as Imobiliárias ou se a administração dos aluguéis for realizada por conta própria, enviar demonstrativo com os recebimentos ocorridos durante o ano;
    • Pensões do INSS – Informe de rendimentos anuais. Este documento pode ser emitido no site do INSS, através do link: https://meu.inss.gov.br/#/login ou através do app Meu INSS;
    • Aposentadorias do INSSInforme de rendimentos anuaisEste documento pode ser emitido no site do INSS através do link: https://meu.inss.gov.br/#/login ou através do app Meu INSS;
    • Aposentadorias Complementares- Informe de rendimentos anuais Este documento deverá ser solicitado as fontes pagadoras (Previdências Privadas);
    • Rendimentos do trabalho autônomo / profissionais liberais  Enviar recibos e/ou relatórios que demonstrem a receita obtida. Cada recebimento deverá conter a indicação completa dos dados da fonte pagadora (Nome, Nome empresaria, CPF, CNPJ);
    • Rendimentos de Salários dos dependentes Este documento deve ser solicitado a fonte pagadora do dependente;
    • Indenizações RecebidasNo caso de recebimento de indenizações de qualquer natureza, enviar documentos que comprovem o recebimento, os valores recebidos e sua origem, tais como: comprovantes de recebimento, acordos, processo judicial, comprovantes de pagamentos das custas judiciais, notas fiscais de pagamento de honorários advocatícios, guias de recolhimentos do imposto retido na fonte e demais documentos pertinentes a indenização recebida; Atenção: Esses documentos devem ser solicitados ao advogado responsável pelo processo;

 

RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS

    • Distribuição de Lucros e Dividendos – Enviar informes que demonstrem o valor de Lucros e/ou Dividendos recebidos. Estes informes devem ser obtidos junto as fontes pagadoras;
    • Bolsa de estudo e pesquisaEnviar informes que demonstrem o valor de Lucros e/ou Dividendos recebidos. Estes informes devem ser obtidos junto as fontes pagadoras;
    • Indenizações recebidas de Seguros Enviar os comprovantes de recebimento de indenizações de seguro, como perda total de veículos ou indenizações por morte ou invalidez;
    • Recebimentos do FGTS e do Seguro Desemprego Enviar os comprovantes de recebimento de valores do FGTS, multa rescisória (40% sobre o FGTS) e do Seguro Desemprego;
    • Doações e Heranças Enviar os documentos que comprovem o recebimentos de doações e/ou heranças, tais como: Cópia da escritura de Inventário e comprovantes de doações recebidas;
    • Bens partilhados no Divórcio Enviar escritura de divórcio onde consta a partilha dos bens;

 

INFORMES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS e SIMILARES

  • Informes financeiros anuais de Bancos, Seguradoras, corretoras de valores/investimentosEstes documentos deverão ser obtidos junto a cada empresa e deverão conter os saldos em 31/12 e rendimentos auferidos durante o ano de: contas correntes, contas poupança, aplicações financeiras, investimentos, títulos de capitalização, ações, criptoativos, etc.; 
  • Informe anual de pagamentos das prestações ao Sistema Financeiro de Habitação (Casa própria) Este documento deve ser solicitado a instituição financeira credora onde o imóvel foi financiado;
  • Financiamento e/ou leasing de veículos – Informe anual com os pagamentos efetuados – Este documento deve ser solicitado a instituição financeira credora;
  • Consórcios – Informe anual com os valores pagos – Este documento deve ser solicitado as administradoras dos consórcios;
  • Empréstimos obtidosDocumentos que comprovem a obtenção de empréstimos junto a Instituições Financeiras, empresas e pessoas físicas, tais como contratos, recibos, comprovantes de pagamentos e/ou quitação;
  • Empréstimos concedidos a terceirosDocumentos que comprovem a concessão de empréstimos á empresas e pessoas físicas, tais como contratos, recibos, comprovantes de pagamentos e/ou quitação;
  • DoaçõesDocumentos que comprovem as doações efetuadas e/ou recebidas;

 

COMPROVANTES PATRIMONIAIS

 

  • VEÍCULOS

    • Compra de Veículos – Informar dados sobre a aquisição (Data da compra, valor pago, se financiado o valor da entrada, quantidade e valor das parcelas e data do pagamento da 1ª parcela, nome e CPF/CNPJ do vendedor;
    • Venda de Veículos – Informar dados sobre a venda (Data, valor recebido, nome e CPF/CNPJ do comprador;
    • CRLV do Veículo – Enviar uma cópia para todos os casos (Compra e venda);

 

  • IMÓVEIS Informar os seguintes dados de todos os imóveis:

    • Indicação Fiscal / Inscrição MunicipalEste número consta no carnê de IPTU de cada imóvel;

    • Endereço completo do imóvel: Informar nome da Rua; nº; complemento; bairro; município; Estado e CEP;

    • Área total do imóvel: Informar em m2 (metragem quadrada) ou ha (hectares) – Essas informações constam no carnê do IPTU e no Registro de Imóveis;

    • Área construída do imóvel: Informar área construída em m2 (metragem quadrada) – Essa informação consta no carnê do IPTU e/ou no Registro de Imóveis;

    • Data de aquisição: Informar a data de compra de cada imóvel – Essa informação consta no Registro de Imóveis e/ou escritura de compra e venda;

    • Valor de Aquisição: Informar o valor de aquisição de cada imóvel – Essa informação consta no Registro de Imóveis e/ou escritura de compra e venda;

    • Dados do Comprador ou Vendedor: Informar dados dos compradores ou vendedores, conforme o caso – Essa informação consta no Registro de Imóveis e/ou escritura de compra e venda;

    • Registro de Imóveis: Informar se o imóvel é registrado no cartório de registro de imóveis;

    • Dados do Cartório de Registro de Imóveis: Informar o nome, município e estado do cartório em que o imóvel está registrado;

    • Matrícula do Imóvel: Informar o número de matrícula do imóvel, junto ao cartório;

    • Aquisição de bens ImóveisEnviar Contratos de compra e venda, escrituras, contratos de financiamento, recibos de pagamentos, cópia dos dados cadastrais do imóvel constantes no carnê do IPTU e demais documentos pertinentes à compra;

    • Benfeitorias em Imóveis Enviar comprovantes de pagamento de despesas realizadas com mão de obra e notas fiscais referente compra de materiais;

 

  • BENS MÓVEIS:
    • Aquisição e venda de bens móveisEnviar Contratos de compra e venda, escrituras, contratos de financiamento, recibos de pagamentos, recibos e Notas Fiscais; (Somente para bens com valores acima de R$ 5.000,00);

 

DEPENDENTES/ALIMENTANDOS

    • É obrigatório informar o nome completo, data de nascimento e CPF de todos, inclusive os recém nascidos;

  1.  

 

DOCUMENTOS DESNECESSÁRIOS – Não devem ser enviados

  • Faturas de Energia (Copel);

  • Faturas de Água (Sanepar);

  • Faturas de Telefones (Fixos ou Celulares);

  • Faturas de TV a cabo;

  • Faturas de gás;

  • Comprovantes de pagamentos de condomínio;

  • Despesas com cabeleireiros e similares;

  • Cupons fiscais ou notas fiscais de compras em supermercados, açougues, padarias, quitandas, e outros do gênero;

  • Faturas de cartões de crédito;

  • Despesas com combustíveis;

  • Despesas com pedágio;

  • Despesas com viagens e estadias de passeios;

  • Despesas com manutenção de veículos;

  • Notas Fiscais de compra de eletrodomésticos;

  • Despesas com compra de medicamentos;

  • Despesas com aulas de idiomas, musica, dança, natação, ginástica, tênis, pilotagem, dicção, corte e costura, informática e assemelhados, aulas particulares, lanches, passeios, uniformes, transporte e material escolar e/ou didático, livros, enciclopédias, revistas, jornais, cursos preparatórios para concursos e/ou vestibulares.